10 de janeiro de 2015

Golpe Certo # 01 - Início de janeiro de 2015

Flagrante no campeão


Dias após atingir o topo do MMA, como o maior atleta de toda história do UFC, o campeão dos pesos meio pesados, Jon “Bones” Jones (21-1 / 15-1 no UFC), foi pego exame antidoping, por uso de cocaína. A notícia pegou mal, o lutador se internou em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos e o UFC veio a público declarar apoio nesse momento difícil da carreira do lutador.

Quebrou
A divulgação do resultado do teste surpresa, realizado no início do mês de dezembro de 2014, no mínimo, mancha o histórico de Jones. Não acho necessário entrar no mérito de quanto isso faz mal para o esporte, uma vez que as drogas já são consideradas um problema para a sociedade, mas mostra que o reinado de “Bones” não é tão sólido quanto parecia.

Sem punição
Ao contrário de outros lutadores que tiveram suas licenças para lutar suspensas e outros que até foram banidos do UFC, Jones não deve ser punido pela comissão atlética que realiza os testes. Isso porque o campeão não deveria ter sido testado para o uso de drogas recreativas naquele período e a comissão admitiu o equívoco.

Repercussão
Pelas redes sociais, diversos lutadores e fãs se manifestaram apoiando a decisão de Jones de iniciar um tratamento, enquanto outros se mostraram críticos em relação a postura do UFC. Matt Riddle, que foi expulso do UFC após ser pego por uso de maconha, foi um dos que mais se exaltaram com a questão.

O ex-peso pesado do UFC, Pat “HD” Barry também desabafou no Twitter contra a falta de punição para o uso de cocaína no UFC.


Ajuda
O campeão dos meio pesados tinha declarado que gostaria de ajudar o brasileiro Anderson “Spider” Silva para sua luta de retorno, no dia 31 de janeiro, contra o americano Nick Diaz. Mas, internado não deve ser possível manter o apoio. Nesse tempo, a campeã Ronda Rousey declarou que vai torcer a favor de Diaz no combate do UFC 183.

Limpo
Quem passou no exame surpresa sem preocupação foi o brasileiro Vitor Belfort. Em ritmo de preparação para a disputa de cinturão da categoria dos médios do UFC, Belfort já foi testado três vezes e nenhuma substância proibida foi encontrada em seu corpo. Faltando menos de dois meses para o duelo pelo cinturão dos pesos médios (até 84 kg), o brasileiro também está próximo de bater o peso da categoria.

Disputa de cinturão
Mais um brasileiro ganhou a chance de ser campeão do UFC. Rafael dos Anjos vai buscar o cinturão dos leves (até 70 kg) no maior evento de MMA do mundo, em luta anunciada para acontecer no UFC 185, dia 14 de março, contra o atual campeão Anthony Pettis. O desafiante foi o brasileiro que mais lutou e que mais venceu no UFC em 2014.

Lutas agendadas
Duas grandes lutas foram anunciadas essa semana para os próximos eventos do UFC. Em março, no UFC 185, o gigante holandês, Alistar Overeem encara o barrigudinho casca-gorssa, Roy Nelson. Já o brasileiro ex-campeão dos meio pesados, Lyoto Machida vai ter que enfrentar um pedreira conta o americano Luke Rockhold, no dia 18 de abril.

Glover lesionado e luta cancelada
Por sua vez, após sofrer uma lesão no joelho, Glover Teixeira teve de ser retirado da luta contra Rashad Evans. Como não foi encontrado um substituto a altura de Rashad, a luta principal do UFC Figth Nght 61, que acontece dia 22 de fevereiro em Porto Alegre, teve de ser cancelada. A expectativa, por enquanto, é que Glover possa voltar ao combate a partir do mês de abril.

Sobe
Com a retirada do combate do card, o confronto de Antonio “Pezão” Silva contra o ex-campeão dos pesados do UFC, Frank Mir, vira a luta principal do evento do UFC em Porto Alegre. Vale lembrar que Mir adora finalizar brasileiros no jiu-jítsu, com fez com Antonio Rodrigo “Minotauro” Nogueira, em 2012. Pezão deve estar focado na estratégia e evitar que a luta vá para o solo.

Aposentou
Essa semana, o ex-campeão dos pesados do UFC, Tim “The Manie-iac” Sylvia (31-10-1NC / 9-4 no UFC) anunciou sua aposentadoria do MMA. Sylvia foi campeão do maior evento de MMA em 2003 e 2006. A decisão foi tomada depois que ele estourou o limite de peso da luta ao bater 168 kg antes da luta contra Juliano Coutinho, que estava prevista para acontecer dia 3 de janeiro, pelo Reality Fighting. O atleta vinha de três derrotas seguidas e seu último triunfo tinha sido em 2012.

Descanse em paz, maníaco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é fundamental para melhorar nosso trabalho!