17 de dezembro de 2014

Qual é a eficiência dos rankings Top-15 do UFC? - Parte 2

O blog Minuto MMA já apurou que, em média, um lutador do UFC precisa vencer 3,5 adversários posicionados no ranking Top-15 de sua categoria para chegar a uma disputa de cinturão. E com o surgimento de novos campeões no último mês, voltamos a medir a eficiência das tabelas de classificação dos atletas do maior evento de Artes Marciais Mistas do mundo. A questão inicial foi levantada neste post.

A conclusão do final de 2014 é que os novos campeões (Robbie Lawler da categoria médio e Carla Esparza do peso palha feminino) também encararam, basicamente, o mesmo número de adversários que os outros campeões pegaram para chegarem aos seus títulos.

Vamos ao quadro comparativo, baseado no ranking divulgado pelo UFC em 15 de dezembro, que aponta quantas vitórias cada um dos campeões do evento possui sobre atletas ranqueados:

1˚ Demetrius Johnson – 7 vitórias
2˚ Jon Jones – 6 vitórias
3˚ José Aldo – 4 vitórias
4˚ Ronda Rousey – 4 vitórias
5˚ Chris Weidman – 4 vitórias
6˚ Carla Esparza – 4 vitórias
7˚ Cain Velazques – saldo de 4 vitórias
8˚ Anthony Pettis – 3 vitórias
9˚ Robbie Lawler – saldo de 3 vitórias
10˚ Fabrício Werdum – saldo de 2 vitórias  
11˚ TJ Dillashow – saldo 1 vitória

Observações:
Para chegar a estes números, consideramos as vitórias que a campeão da nova categoria feminina teve durante o TUF 20, porque elas serviram como uma classificatória para que a atleta disputasse o cinturão da categoria.


Também cabe lembrar que o ranking não vai se alterar em janeiro de 2015, porque caso o Jon Jones vença Daniel Cormier no UFC 182, ele vai continuar com 6 vitórias sobre ranqueados, uma vez que Vitor Belfort deixou de fazer parte da classificação, após ficar todo o ano de 2014 sem lutar pela categoria dos meio pesados.

Para fazer a sua própria comparação da eficiência dos rankings do UFC estamos disponibilizando aos nossos leitores imagens retiradas do site oficial do evento que mostram os rankings separados por data de suas publicação nesta página aqui.

Por favor, caso você tenha alguma consideração sobre nosso levantamento, deixe seu comentário abaixo. Sua participação é fundamental para aprimorarmos nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é fundamental para melhorar nosso trabalho!