1 de dezembro de 2014

Até que ponto o ranking do UFC é eficiente?

Nos últimos dias fiz uma pesquisa com base no último ranking do UFC, atualizado em 24 de novembro. Meu objetivo era entender: quantas vitórias sobre lutadores ranqueados um atleta precisa ter, em média, para chegar até o cinturão de sua categoria?

Antes da resposta é preciso entender que o ranking dos lutadores do evento foi criado a pouco mais de um ano. Inicialmente, cada categoria contava com 10 lutadores em sua lista. No fim de 2013, cada categoria passou a ter 15 ranqueados. Portanto, a classificação ainda é muito recente para que a análise seja, de fato, consistente. Lembro também que, para este levantamento, foi considerado apenas os lutadores que fazem parte hoje dos rankings do UFC.

De qualquer forma, cheguei a conclusão que não é preciso, por enquanto, bater muitos adversários ranqueados para ser o melhor de sua categoria. Campeões como Johnny Hendricks e TJ Dillashow, possuem apenas uma vitória e uma derrota para lutadores que estão hoje no ranking de cada uma de suas categorias, por exemplo. Na média da pesquisa é necessário bater cerca de 3,5 lutadores ranqueados para conquistar um cinturão. 

Confira a lista que mostra quantas vitórias cada um dos campeões atuais do UFC tiveram sobre lutadores "Top-15" para conquistar e/ou manter seus cinturões:

1˚ Demetrius Johnson – 7 vitórias
2˚ Jon Jones – 6 vitórias
3˚ José Aldo – 4 vitórias
4˚ Ronda Rousey – 4 vitórias
5˚ Chris Weidman – 4 vitórias
6˚ Cain Velazques – saldo de 4 vitórias (5 vitórias e 1 derrota)
7˚ Fabrício Werdum – 3 vitórias
8˚ Anthony Pettis – 2 vitórias 
9˚ Johnny Hendricks – saldo zero (1 vitória e 1 derrota)
10˚ TJ Dillashow – saldo zero (1 vitória e 1 derrota)

Demetrius Johnson, campeão dos moscas (categoria que reúne atletas com até 57 quilos) é o lutador que mais enfrentou adversários ranqueados no UFC

Considerações

É importante destacar que a categoria dos moscas, onde o campeão tem o maior número de vitórias sobre lutadores ranqueados, é a mais recente do UFC. Ela foi inaugurada em 2012, com um GP que continha apenas 4 atletas.

As vitórias dos campeões sobre atletas que hoje estão no ranking do UFC, mas que foram realizadas em outros eventos não foram computadas, como no caso de Aldo, Ronda ou Werdum. No caso do campeão interino dos pesados, também não foram registradas as vitórias e derrotas de sua primeira passagem pelo evento, que aconteceu em meados de 2008.

Vale ressaltar que a cada edição do evento ocorrem grandes mudanças na classificação dos lutadores, com gente entrando e saindo da lista. A demissão de atletas que perdem 3 lutas consecutivas e o grande número de aposentadorias que ocorreram esse último ano, também interferem para que esse índice seja muito baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é fundamental para melhorar nosso trabalho!