17 de dezembro de 2014

Qual é a eficiência dos rankings Top-15 do UFC? - Parte 2

O blog Minuto MMA já apurou que, em média, um lutador do UFC precisa vencer 3,5 adversários posicionados no ranking Top-15 de sua categoria para chegar a uma disputa de cinturão. E com o surgimento de novos campeões no último mês, voltamos a medir a eficiência das tabelas de classificação dos atletas do maior evento de Artes Marciais Mistas do mundo. A questão inicial foi levantada neste post.

A conclusão do final de 2014 é que os novos campeões (Robbie Lawler da categoria médio e Carla Esparza do peso palha feminino) também encararam, basicamente, o mesmo número de adversários que os outros campeões pegaram para chegarem aos seus títulos.

Vamos ao quadro comparativo, baseado no ranking divulgado pelo UFC em 15 de dezembro, que aponta quantas vitórias cada um dos campeões do evento possui sobre atletas ranqueados:

1˚ Demetrius Johnson – 7 vitórias
2˚ Jon Jones – 6 vitórias
3˚ José Aldo – 4 vitórias
4˚ Ronda Rousey – 4 vitórias
5˚ Chris Weidman – 4 vitórias
6˚ Carla Esparza – 4 vitórias
7˚ Cain Velazques – saldo de 4 vitórias
8˚ Anthony Pettis – 3 vitórias
9˚ Robbie Lawler – saldo de 3 vitórias
10˚ Fabrício Werdum – saldo de 2 vitórias  
11˚ TJ Dillashow – saldo 1 vitória

Observações:
Para chegar a estes números, consideramos as vitórias que a campeão da nova categoria feminina teve durante o TUF 20, porque elas serviram como uma classificatória para que a atleta disputasse o cinturão da categoria.


Também cabe lembrar que o ranking não vai se alterar em janeiro de 2015, porque caso o Jon Jones vença Daniel Cormier no UFC 182, ele vai continuar com 6 vitórias sobre ranqueados, uma vez que Vitor Belfort deixou de fazer parte da classificação, após ficar todo o ano de 2014 sem lutar pela categoria dos meio pesados.

Para fazer a sua própria comparação da eficiência dos rankings do UFC estamos disponibilizando aos nossos leitores imagens retiradas do site oficial do evento que mostram os rankings separados por data de suas publicação nesta página aqui.

Por favor, caso você tenha alguma consideração sobre nosso levantamento, deixe seu comentário abaixo. Sua participação é fundamental para aprimorarmos nosso trabalho.

12 de dezembro de 2014

Quem será a nova campeã do UFC em 2014?

A nova campeã do UFC será definida na noite de hoje. Após o fim da 20˚ temporada do  "The Ultimate Fighter", que reuniu 16 lutadoras da categoria peso palha feminino, a número um do ranking Carla Esparza enfrenta a sétima colocada Rose Namajunas. 

O confronto é basicamente um duelo de estilos, já que Carla tem sua base no wrestling, além de ser a última campeã da categoria no Invicta FC, e Rose que prioritariamente usa o jiu-jitsu para finalizar suas adversárias. A experiência é outro fator que pode fazer a diferença, já que a ex-campeã tem um histórico de 9 vitórias e 2 derrotas, enquanto que sua adversária tem apenas 2 vitórias e 1 derrota em sua carreira profissional.



Esparza fez parte da equipe de Anthony Pettis e Namajunas do time de Gilbert Melendez durante o TUF.


Além delas, a maioria das lutadoras que integraram o programa também se enfrentam no evento. Jessica Penne, que estava em quarta no ranking do TUF, pega a décima quarta ranqueada, Randa Markos. As duas foram até as semifinais da competição, mas perderam para as finalistas. A vencedora do combate, provavelmente, ficará com a terceira colocação na nova categoria da franquia.

Independente de quem vencer, o fato é que as garotas são extremamente competitivas e realmente entram no octógono para dar a vida pela vitória e isso tem gerado cada vez mais lutas  

As boas maneiras ficaram de fora da pesagem das lutas, como vocês podem ver na encarada de Bec Rawlings e Heather Jo Clark.

10 de dezembro de 2014

Cartel Comparado: Cigano versus Miocic - UFC on Fox 13

Neste sábado, 13 de dezembro de 2014, pelo UFC on FOX 13, o brasileiro Júnior dos Santos volta ao octógono para recuperar o caminho até o cinturão da categoria peso pesado do maior evento mundial de lutas.


Seu adversário, o croata, Stepe Miocic é profissional desde 2010 e vem de uma sequencia de 3 vitórias consecutivas. Duas por decisão, contra Roy Nelson em junho de 2013 e contra Gabriel Gonzaga em janeiro de 2014. Além de um nocaute técnico sobre Fábio Maldonado, em maio deste ano. Antes havia perdido para Stefan Struve, em junho de 2012.

Cigano por sua vez, depois de conquistar o cinturão da organização, amargou duas derrotas para Cain Velásquez. A primeira em dezembro de 2012 e a segunda em outubro de 2013. Entre essas lutas, o brasileiro venceu Frank Mir e Mark Hunt, sempre por nocaute técnico.

Pôster do UFC on Fox 13, que acontece sábado, 13 de dezembro.

No total, Cigano tem 12 lutas pelo UFC: 10 vitórias e 2 derrotas. Seu adversário tem 7 lutas pelo evento: 6 vitórias e 1 derrota. Outro dado interessante é que os últimos adversários do croata foram derrotados pelo brasileiro antes dele ser campeão, em 2011.

Se compararmos todo o histórico de lutas dos lutadores Cigano é mais experiente também. São 16 vitórias e 3 derrotas, contra de 12 vitórias e 1 derrota de Miocic.

No evento, você também confere as lutas de Rafael dos Anjos e de Gabriel “Napão” Gonzaga, além da estreia de Claudinha Gadelha pela categoria peso palha feminino do UFC.

7 de dezembro de 2014

Tibúrcio e Lawler: os novos campeões do final de semana


Nos últimos dois dias, dois lutadores conquistaram novos cinturões e dois mantiveram seus títulos em grandes eventos de MMA. Para o Brasil duas boas notícias. Bibiano Fernandes defendeu com êxito seu cinturão pela categoria peso galo (até 61 kg) no One FC.


O brasileiro, natural de Manaus, não perde desde de 2010 e na organização asiática de MMA já venceu 5 lutas. O “The Flash” está com o cinturão desde 2013, após unificar o título interino da categoria conquistado no mesmo ano. Desde então, já foram duas defesas de cinturão com sucesso.

 
O carel de 17 vitórias e 3 derrotas já credencia Bibiano para lutar no UFC. 


Hérica Tibúrcio derrotou Michele Waterson pelo título da categoria peso átomo feminino (até 47 kg) da organização Invicta FC, na noite da última sexta-feira, 05 de dezembro. A atleta mineira possui um histórico de 9 vitórias e 2 derrotas e a luta pelo título foi sua estreia pelo Invicta FC.

Parece que o juiz não esperava esse resultado.

Confira abaixo o vídeo que mostra o instante final do confronto que garantiu mais um título para o MMA brasileiro:


Já na edição de número 181 do UFC, que aconteceu nesta madrugada, Anthony "Showtime" Pettis manteve o título da categoria peso leve (até 70 kg) do UFC após finalizar com uma guilhotina, no segundo round, o desafiante Gilbert Melendez.

Pelo título do peso meio-médio (até 77 kg) do UFC, em decisão dividida e muito polêmica, Robbie Lawler sagrou-se como o novo campeão da categoria, após batalha insana com Johny Hendricks. 

UAU! O veterano Robbie Lawler é o novo campeão do UFC.

O novo campeão do UFC, que recebeu o cinturão das mãos de seu treinador Matt Hughes, agora tem um histórico de 25 vitórias, 10 derrotas e um confronto sem resultado. Com o resultado controverso, a organização abre espaço para uma nova trilogia.

5 de dezembro de 2014

Brasileiros vencem no ONE FC 23

O campeão da categoria peso galo do One FC, Bibiano "The Flash" Fernandes manteve o cinturão após vencer por finalização, no segundo round com um mata-leão, o coreano Dae Hwan Kim, nesta sexta-feira, dia 05 de dezembro. 

Confira o momento final da luta abaixo:


Quem também venceu foi Roger Graice. O brasileiro especialista em jiu-jitsu derrotou o ex-TUF 10, James McSweenwy, por nocaute técnico no terceiro round, após voltar de um pequeno período de aposentadoria.

Outro ex-UFC, o norte-americano, Brandon Vera também estreou no evento asiático com vitória sobre  Igor Subora. Vera venceu seu adversário por nocaute técnico no primeiro round.