26 de abril de 2015

Golpe Certo #04 - Pós UFC 186


Balanço dos moscas
Com a vitória de Demetrious "Mighty Mouse" Johnson sobre o japonês Kyoji Horiguchi, no UFC 186, a superioridade do campeão fica mais do que evidente. Agora, entre os sete primeiros colocados no ranking oficial do UFC, só falta bater os brasileiros Jussier Formiga (4˚) e John "Mãos de Pedra" Lineker (6˚).

Superior
O campeão está no UFC desde 2011 e até aqui são 12 combates, com 10 vitórias (sendo que seis são defesas de cinturão), uma derrota e um empate. Demetrius também é o único campeão dos moscas (atletas com até 57 quilos) do evento e o terceiro colocado no ranking peso por peso do site oficial da franquia.

Previsto
O japonês conseguiu segurar a luta no começo e esboçou um ritmo interessante nos dois primeiros rounds, até o campeão começou a derrubar. A cada round o combate foi ficando mais dominado pelo "Mighty Mouse", até que ele conseguiu finalizar a luta faltando um segundo para o fim do último assalto. Outro feito, no mínimo, histórico.

Rampage voltou!
O UFC 186 também marcou o retorno de Quinton "Rampage" Jackson ao UFC, após uma batalha judicial com o Bellator que quase impediu que a luta contra o "Caipira de Aço" Fábio Maldonado acontecesse. No octógono, domínio do americano em luta que poderia ter sido muito mais emocionante. "Rampage" deve voltar ao ranking do evento entre os 10 melhores da categoria meio pesado, já que ele venceu o brasileiro (12˚) e os outros nomes até aí estão, praticamente, inativos.

Baixa?
Cabe lembrar que durante confronto nos bastidores entre UFC e Bellator, esta semana a companhia de Dana White perdeu Phil Davis, que era o top 7 da categoria meio pesados (até 93 quilos) para seu adversário. Na verdade, "Mr. Wonderful" não consegue empolgar o público e sua estratégia de vitórias em lutas agarradas desagrada o departamento comercial que não deve ter feito muita força para segurar o lutador no UFC. No Bellator, Davis pode até ser campeão, porém nunca de modo convincente.

Futuro desafiante
Destaque no UFC 186, o brasileiro Thomas Almeida venceu por nocaute técnico no primeiro round um adversário experiente. O canadense Yves Jabouin esteve a bem pouco tempo no top 15 dos galos e por estar invicto em 18 lutas "Thomainhas" pode ganhar uma vaga na classificação. Em média após três ou quatro vitórias seguidas dentro dos ranqueados, o lutador pode ter uma chance de disputar o cinturão.

Timing perfeito
Também no UFC 186, o falastrão inglês Michael Bisping venceu (também sem emplogar) na decisão dos juízes o americano CB Dollaway. Minutos após o anúncio da vitória, o brasileiro Thales Leites usou seu Twitter para começar sua campanha para lutar com o "Conde". O brasileiro é o nono e o inglês era o décimo, antes dessa vitória, na categoria dos médios (até 84 quilos). Desde já, a luta é uma boa opção para os fãs do MMA!